A vida de professora me permite vivenciar uma mistura de sentimentos e sensações que acho um dos aspectos mais bonitos da minha profissão.
Vou compartilhar algo muito significante que vivi ontem.
Vou contar sem floreios e rodeios... só contar!
Bem, meus alunos da disciplina de Educação Nutricional estão sempre cheios de provas, seminários, trabalhos e exercícios para fazer. Muitas disciplinas de uma vez só, força o estudante a fazer escolhas:
eles escolhem estudar para uma prova ou ler um texto interessante,
escolhem estudar para uma prova ou dormir,
escolhem estudar para uma prova ou assistir a um filme,
escolhem estudar para uma prova ou para outra...
E fico pensando, será que escolhem? É este o verbo?
Enfim, o fato é que em uma de minhas aulas, ao fazer uma pergunta considerada simples por mim, o silêncio imperou na sala e aqueles jovens futuros nutricionistas não conseguiram elaborar uma ideia do que eu havia perguntado.
Poxa! Meu coração de professora se encheu de tristeza e decepção. Pensei: não foi o meu texto o escolhido para ser lido por eles. Mas aí lembrei de Paulo Freire, tentei com amorosidade explicar para eles o que significava aquela momento. Saí triste da sala, mas logo passou e esqueci daquele sentimento da aula.
Mas quando retornei para aula na outra semana vivenciei algo que não esquecerei.
Um aluno pediu a fala e disse que a turma havia refletido sobre o que havia acontecido na aula passada e refletindo, chegaram a um entendimento que realmente precisavam ler sobre aquele conteúdo da disciplina de Educação Nutricional.
Nessa hora, eu já estava tomada de emoção por ter ouvido a frase "NÓS REFLETIMOS JUNTOS", afinal não é isso que um professor deseja? Que seus alunos PENSEM! REFLITAM! ELABOREM! Eles decidiram estudar juntos e juntos elaboraram uma resposta para pergunta que ficou no vácuo na aula passada. Me entregaram um cartaz e agradeceram pela "bronca amorosa".
E foi possível ter aula depois disso?
Claro que sim, foi preciso só enxugar as lágrimas e abrir o sorriso da alma de professora!
Vanille Pessoa
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirMuito orgulhosa de ter uma professora como você, o sentimento é de GRATIDÃO!
ResponderExcluirOww Nayara, muito obrigada! É bom fazer o que se gosta! Gratidão pelo retorno e partilha que vocês me dão...
Excluir